sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Internacional dos Ciganos




Hoje dia 08 de Abril é dia internacional dos Ciganos.... Data que me deixa muito feliz e por deveras orgulhoso! A celebração foi instituida por ocasião do primeiro Congresso Cigano realizado em Londres em 1971 e onde se viria a declarar esta data como Dia Internacional dos Ciganos. Desde então, tem sido feito esforços através de diversos organismos internacionais, no sentido de se reconhecer cada vez mais e de se respeitar a cultura cigana. Na verdade, trata-se de um resgate a dignidade deste povo, o qual foi vítima de inúmeras perseguições, segregações e preconceitos.

"Durante as perseguições do século XV, contra judeus e muçulmanos, começa também a caça aos ciganos. Segundo o antropólogo José Pereira Bastos, professor da Universidade Nova de Lisboa, "eram considerados vagabundos e delinquentes. Na Alemanha e na Holanda, eram exterminados a tiros por caçadores pagos por cabeça. Na Europa, o propósito de extermínio dos ciganos sempre foi muito claro".[19]

Os anos de 1555 e 1780 são particularmente marcados por atos de violência contra os ciganos, em vários países.

Durante a Segunda Guerra Mundial, entre duzentos e quinhentos mil ciganos europeus teriam sido exterminados nos campos de concentração nazistas.

Entre os roma, o massacre é denominado de porajmos e começou a ser recuperado pela historiografia apenas a partir dos anos 1970.


No dia 2 de abril de 2009, o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, recebeu um prêmio pelo trabalho desenvolvido pelo Parlamento Europeu na defesa dos direitos da comunidade rom na Europa.

O prêmio foi entregue por representantes das principais organizações europeias, em nome da comunidade rom, antes do Dia Internacional dos Roma, que se celebra no dia 8 de abril.[24] Dos 12 a 15 milhões de roma que vivem na Europa, 10 milhões vivem em Estados-Membros da União Europeia, a maioria dos quais adquiriu a cidadania europeia com o alargamento de 2004 e a adesão da Romênia e da Bulgária em 2007." (fonte: Wikipédia)


Durante durante o Primeiro Congresso Cigano em 1971 em Londres, consagrou-se o Hino Internacional dos Ciganos o qual é uma adaptação de uma canção popular cigana dos países europeus,sendo que sua letra fazem referencia com versos aos ciganos reclusos nos campos de concentração durante a Segunda guerra mundial.


Esta canção é de autoria do Rom yugoslavo Jarko Jovanovic, de nome DGELEM, DGELEM. Cuja letra segue abaixo em romanez e em seguida traduzida para o português para conhecimento de seu conteúdo:

Dgelem, Dgelem

Dgelem, Dgelem lungone dromentsa Caminhei, caminhei longas estradas

Maladjilem bhartalé romentsa Encontrei-me com romá (ciganos) de sorte

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis) Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Naís tumengue shavale Obrigado rapazes ciganos

Patshiv dan man romale Pela festa louvor que me dão

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis) Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Vi mande sas romni ay shukar shavê Eu também tive mulher e filhos bonitos

Mudarde mura família Mataram minha família

Lê katany ande kale Os soldados de uniforme preto

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis) Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Shinde muro ilô Cortaram meu coração

Pagerde mury luma Destruíram meu mundo

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis) Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos

Opré Romá Pra cima Romá (Ciganos)

Aven putras nevo dromoro Avante vamos abrir novos caminhos

Ai, ai, romale, ai shavalê (bis) Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos!!!

Um comentário:

  1. Parabénssss pelo dia!!
    Achei lindo o vídeo,bjinhossss
    Mara Larré

    ResponderExcluir